O Tecido Adiposo é uma fonte rica de células estaminais mesenquimatosas (CEM) regenerativas e pode ser colhido por mini-lipoaspiração.
Este procedimento é realizado em clínica sob anestesia local. Todo o procedimento geralmente é realizado em menos de uma hora.
O tecido adiposo é normalmente colhido na área abdominal, fraccionado e colocado numa centrifugadora para produzir uma solução de CEM que é injetada no local desejado do tratamento (por exemplo, articulação do joelho, anca, ombro, e estruturas tendinosas (ombro, perna, cotovelo etc.).
As células estaminais mesenquimatosas ( do tecido adiposo) proporcionam um futuro promissor no campo da engenharia de tecidos e da medicina regenerativa. Devido à sua ampla disponibilidade e capacidade de diferenciação em outros tipos de tecidos do sistema músculo-esquelético, (ossos, cartilagens, músculos e tendões), pode permitir uma abrangente solução terapêutica para as doenças degenerativas do envelhecimento, como as artroses, tendinopatias e patologias em Medicina Desportiva de causa traumática.
Características sobre as células estaminais do tecido adiposo:
1. As células estaminais do tecido adiposo são multipotentes, o que significa que têm a capacidade de se diferenciar em vários tipos de células. Eles podem dar origem a adipócitos (células de gordura), osteoblastos (células ósseas), condrócitos (células de cartilagem), miócitos (células musculares) e até células neurais.
2. Abundância: O tecido adiposo é uma fonte abundante de células estaminais e são encontradas na fração vascular estromal (SVF) do tecido adiposo, que inclui uma mistura de células estaminais, vasos sanguíneos, células imunes e outros tipos de células.
3. Isolamento: O processo de isolamento de células estaminais do tecido adiposo envolve a remoção do tecido adiposo por meio de técnicas como a lipoaspiração (aqui neste caso mini-lipoaspiração). A gordura extraída é então processada para separar o SVF, que contém as células estaminais.
4. Vantagens: As células estaminais do tecido adiposo têm várias vantagens sobre outros tipos de células estaminais. Eles são facilmente acessíveis em grandes quantidades, tornando-os uma fonte conveniente para pesquisas e aplicações clínicas. Eles também têm uma taxa de proliferação maior em comparação com outras células estaminais adultas, permitindo uma expansão mais extensa no laboratório.
5. Potencial Terapêutico: As células estaminais do tecido adiposo mostraram-se promissoras em várias aplicações terapêuticas. Eles foram estudados por seu potencial regenerativo na reparação de tecidos e cicatrização de feridas. Eles também podem modular a resposta imune e possuir propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser benéfico no tratamento de distúrbios imunológicos.
6. Aplicações Clínicas: As células estaminais do tecido adiposo estão sendo investigadas para seu uso potencial em medicina regenerativa, incluindo engenharia de tecidos, aplicações ortopédicas e procedimentos em medicina estática. Eles têm sido usados em ensaios clínicos para condições como osteoartrite, infarto do miocárdio e incontinência urinária.
7. Considerações Éticas e de Segurança: As células estaminais do tecido adiposo são consideradas seguras e têm um baixo risco de rejeição imunológica, pois no procedimento realizado na Clinica de Reabilitação de Carnaxide, são derivadas do próprio corpo do paciente (autólogas). No entanto, como qualquer procedimento médico, existem riscos potenciais e considerações éticas envolvidas em seu uso, que exigem avaliação e regulamentação cuidadosas.